sexta-feira, 12 de março de 2010

Sobre o PLOM

Inicia a sua actividade, em 1996, como ETC & ARTES – Teatro Amador da Escola de Susão, com uma turma do 2º ano do ensino Básico, a propósito de uma festa de Natal da Escola.
Um grupo de 24 crianças toma parte daquela que será a primeira produção do grupo, com texto e encenação de Laura Ferreira. A peça, em jeito de opereta, é cantada pelas crianças aproveitando a música de Bizet in “Carmen”e é por elas representada na escola, sendo depois apresentada na Câmara Municipal de Valongo.
O ETC & ARTES começaria nesse ano – 1996 – um período longo, de representações, no qual começaria por fazer parte da Mostra de Teatro Amador, pela primeira vez, em 1997 com a peça “Poema da Criação do Mundo”.
Sendo um grupo unicamente composto por crianças, começaria nesse ano a ser convidado a participar em diversas festas de Natal, pelas salas do Conselho, quer por grupos, quer por escolas.
A transformação do ETC & ARTES em PALAVRAS LOUCAS ORELHAS MOUCAS (PLOM) ocorre em 1999, com a peça de estreia do grupo sob essa designação e um dos seus maiores sucessos – “Óculos de Sol”; um cocktail estereofónico passado nos anos 60. A peça integraria adultos pela 2ª vez e seria a partir desse momento que o grupo passou a adoptar uma estética e um caminho diferentes.
A imagem e o som original como personagens, a cenografia para além do palco, passariam a fazer parte dos espectáculos do PLOM, sendo quase uma imagem de marca.
O grupo faria, a partir desse momento, uma incursão quer pelo universo das histórias fantásticas (“Branco”, “Preto” e “Underground”) quer pelo universo do real, indo de encontro às gargalhadas do público com um dos seus maiores sucessos de sempre – “Predictor”.
Em 2008 regressa, após uma pausa de 2 anos, com “Crónica Feminina”, espectáculo que esteve em cena, no Estúdio Zero (Porto), em Maio desse ano, com lotação esgotada.
Em 2009 apresentou “a preto e branco” e regressa, em 2010, com o musical “aqui jazz”, espectáculo que estreará no dia 16 de Abril, na Mostra de Teatro Amador, organizada pela Câmara Municipal de Valongo.



Sem comentários:

Enviar um comentário